Movimento Quilombola do Maranhão realiza coletiva de imprensa
17 de outubro, 2014

Quilombolas de Itapecuru, adjacências e Movimento Quilombola do Maranhão (MOQUIBOM), convocam uma coletiva de imprensa para expor os motivos da desocupação da ferrovia e apresentar a resposta do governo federal à pauta do movimento quilombola no Maranhão.

No dia 23 de setembro cerca de trezentos quilombolas da região do Vale do Itapecuru e Baixada Maranhense, representados pelo Moquibom (Movimento Quilombola do Maranhão), acamparam na ferrovia Carajás, km 81, no território Santa Rosa dos Pretos para exigir do governo federal celeridade na regularização fundiária dos territórios quilombolas do Maranhão.

A lentidão na regularização ao longo dos anos tem acentuado os conflitos nos territórios: invasão por grandes projetos de desenvolvimento, a exemplo da duplicação da ferrovia Carajás e projetos de monocultivo, ameaças e assassinatos de lideranças, expulsão de comunidades, cerceamento do modo de vida. De acordo com dados da CPT, atualmente mais de vinte lideranças quilombolas estão ameaçadas no Maranhão.

No último dia 27 do mês de setembro, após vários dias de tensão e tensionamento, uma comitiva interministerial formada por representantes da Secretaria da Presidência da República, Incra, Fundação Cultural Palmares e Secretaria de Promoção da Igualdade Racial foram à Itapecuru, ao local do acampamento, onde se iniciaram as negociações para tratar da pauta quilombola no Maranhão.
A coletiva tem como objetivo expor os motivos da desocupação da ferrovia e apresentar a resposta do governo federal à pauta do movimento quilombola no Maranhão.

Informações:
O quê? Coletiva de Imprensa sobre desocupação da ferrovia Carajás e apresentação da proposta governamental à pauta do movimento
Quando? Dia 02 de outubro, quinta, às 10 horas
Onde? Comissão Pastoral da Terra – CPT, rua do Sol, 457 – Centro – São Luís – MA

Outras notícias:
Quilombolas continuam ocupando a Estrada de Ferro Carajás
Quilombolas do Maranhão bloqueiam ferrovia da Vale
Nota em Solidariedade aos Quilombolas do Maranhão
Nota de apoio da JnT às comunidades quilombolas do Maranhão
Nota de apoio da RBJA às comunidades quilombolas do Maranhão