Cine Praia Grande exibe o documentário “A Peleja do Povo contra o Dragão de Ferro”
15 de fevereiro, 2015

Página inicial > Destaque > Cine Praia Grande exibe o documentário “A Peleja do Povo (…)

arte_divulgacao_filme-af1af-2356498Na última sexta-feira (12) o documentário A Peleja do Povo contra o dragão de ferro foi exibido no Cine Praia Grande, às 20h. O evento contou com a presença do diretor do filme, o maranhense Murilo Santos. A produção proporcionou um espaço de conhecimento e discussão sobre os impactos causados pela empresa Vale S.A.

A Peleja do Povo contra o dragão de ferro retrata os conflitos socioambientais vividos por centenas de comunidades rurais do Maranhão e do Pará. No enredo, o filme relembra as histórias de moradores com o trem, de propriedade da mineradora Vale. Além disso, concentra em informar os impactos da duplicação da linha férrea, ampliação do Projeto Grande Carajás, mostrando a luta e resistências do povo ao longo desse processo.

Murilo Santos é cineasta, trabalha com a temática de conflitos socioambientais e direitos humanos. A Peleja do Povo contra o dragão de ferro dá continuidade há outras produções de Santos que analisam as violações de direitos promovidas pelos grandes projetos econômicos na Amazônia Oriental, que historicamente tem contribuído para o avanço do capital na região.

Essa produção é resultado do “Seminário Internacional Carajás 30 anos: mobilizações e resistências frente a projetos de desenvolvimentos na Amazônia Oriental” ocorrido em maio deste ano.

Rede Justiça nos Trilhos